MOTIVAÇÃO
Situação nada confortável é negar pedido de ajuda financeira feito por uma pessoa querida. Delicada também a posição de quem vive o outro lado, o de quem precisa pedir socorro. Foi diante de um fato desconcertante envolvendo um pedido de auxílio financeiro que percebi que eu poderia ajudar pessoas (em particular crianças) ensinando a“pescar” (ao invés de dar o peixe). Surgiu então a semente do projeto intitulado “Impulso Financeiro”.
OBJETIVO
O objetivo do Projeto Impulso Financeiro é proporcionar às crianças momentos lúdicos de experiências a fim de aprenderem a administrar finanças com liberdade, responsabilidade e coerência. Você, adulto, já lida com suas finanças dessa maneira? Qual seria sua reação, por exemplo, se soubesse que um novo filho estaria a caminho? E se a notícia fosse a compra de um carro novo? Seriam boas notícias, certo? Entretanto, resposta bem diferente poderia surgir, se você fosse uma criança a brincar com jogos que simulam situações cotidianas.
Eu mesma vivi caso curioso com minhas sobrinhas. Depois de uma divertida tarde de jogos com as meninas, quando ações cotidianas da vida geraram reações inesperadas das crianças, pude perceber qual seria o objetivo do projeto Impulso Financeiro. Os jogos me mostraram que dinheiro não é o fim último da vida, e sim a felicidade. Partindo do pressuposto de que todo ser humano precisa lidar com dinheiro em sua vida adulta, não saber administrar finanças pode gerar sentimentos de aprisionamento e infelicidade. Acredito que a boa gestão financeira seja uma forma de impulsionar o propósito de vida de cada um, podendo contribuir na geração da felicidade autêntica.